To Her (Para Ela)
Em Auroville acontece anualmente, ou a cada dois anos, um trabalho cênico particular baseado nas obras da Mãe e de Sri Aurobindo. Sua preparação, feita durante meses, envolve muitas pessoas na escolha do tema e do script, figurino, som e luzes… A apresentação ocorre no jardim do Matrimandir. É relevante que desde a redação à realização desse trabalho, vemos a presença de uma brasileira, a Aryamani*, coordenando todas as etapas. Neste ano o tema escolhido foi To Her (Para Ela), e o trabalho foi dedicado à Mãe Divina.
Na Índia, identifica-se a Mãe com o poder do Ser Divino. Ela é aquela que manifesta, que traz à existência todas as coisas. Carinhosamente este nome foi dado também à Mira Alfassa, A Mãe, que no Ashram de Sri Aurobindo atuava visando dar condições de expressão ao Ioga Integral.
Selecionamos, neste post, algumas falas apresentadas em To Her.
“Eu sou a Mãe de todas as minhas crianças. Minhas crianças são todas igualmente parte de minha consciência e de meu ser.”
“Quando transformadas e realizadas todas terão o direito de manifestar aspectos de mim mesma…”
“É a unidade de todos, na solidariedade de uma manifestação em comum que permitirá a criação de um mundo novo e divino sobre a terra.”
Nessa manifestação: “Cada uma trará sua parte, mas nenhuma parte estará completa exceto como um poder da solidariedade no todo.”
Sri Aurobindo, from the point of view of the Mother
O amor é a origem da Manifestação
Mira Alfassa, a Mãe, nos diz que o Amor é a origem de toda a manifestação, está presente em todas as expressões do Divino.
Em sua experiência do dia 13 de abril de 1962, ela relata:
“Subitamente à noite eu despertei com a plena consciência do que poderíamos chamar de o Ioga do Mundo.”
“O Amor Supremo manifestava-se através de grandes pulsações, e cada pulsação conduzia o mundo mais longe em sua manifestação.”
“Eram as formidáveis pulsações do eterno e estupendo Amor, só Amor: cada pulsação do Amor estava levando o universo ainda mais longe em sua manifestação.”
“E a certeza de que aquilo que é para ser feito, está feito, e a manifestação Supramental está realizada.”
Agenda da Mãe, volume3
A Mãe, nesse momento, teve a certeza de que em planos superiores, a mente que se move na dualidade já havia sido superada. A Supramente, onde a unidade e a verdade do Ser existem em sua inteireza, já era uma realidade para a humanidade. Aquilo que para nós ainda é um mistério já atua, de maneira velada, na terra e um dia se revelará plenamente.
“O mundo se prepara
Para uma grande mudança
Você quer ajudar? ”
Agenda da Mãe, volume 11
Nota: sobre Aryamani
Participou do grupo inicial da Casa Sri Aurobindo. Em 1979 foi morar em Auroville, na Índia. Lá, participou da criação de serviços e em inúmeras atividades coletivas, tais como escolas, aulas de dança criativa para adultos e crianças, entre outras. Nos últimos vinte anos tem trabalhado no Matrimandir, recebendo visitantes que chegam da Índia e de todas as partes do mundo para conhecer Auroville e o Matimandir. Ela realiza trabalhos cênicos baseados em textos de Sri Aurobindo e da Mãe, e traduz obras de Sri Aurobindo para o português. Dentre essas obras, já estão publicadas no Brasil: A Vida Divina, A Síntese do Ioga e a partir de Junho/2024 estará entre nós o livro “Ensaios sobre a Gita”.
Links
Você também pode se interessar por esses temas:
Você também pode se interessar pelo trabalho da Casa Sri Aurobindo.