Níveis de Consciência
Temos um ponto de visão, avaliação e ação no mundo, que é a nossa consciência. Ela é o centro individual em torno do qual gira nossa vida.
Não podemos definir a consciência. Na concepção de Sri Aurobindo ela é o próprio Divino. Poderíamos, contudo, ir tateando seu significado e apresentá-la:
Consciência é Ser.
Consciência é Presença a si mesmo, aos outros e ao mundo que nos cerca.
Consciência é Força.
Consciência é Alegria, porque a alegria é a essência da vida.
Com isso voltamos ao sempre infinito: SAT – CHIT – ANANDA.
A consciência move-se em nós
Não podemos localizar a consciência, porque ela tudo permeia, ela está em todas as coisas, ela está em nós, ela move-se em nós.
A consciência é como um holofote, sua luz em nós se desloca por níveis que vão do Inconsciente até a Consciência Divina. E, em cada nível que ela foca, teremos uma visão diferente de quem somos, do que são as pessoas, do que é a vida e qual é o sentido pelo qual vivemos.
Embora cada pessoa esteja mais ou menos estabelecida em um nível de consciência em função de sua história pessoal, e da sociedade em que vive, esta consciência não é estática. Ela desloca-se, e isto ocorre quase sempre de maneira involuntária, ao sabor das notícias ou das situações que vivemos no dia a dia. Mas há um momento, em que começamos a perceber que temos condições de escolher onde focar a consciência, e passamos a perceber campos onde ela é mais ou menos verdadeira, mais ou menos harmoniosa, mais ou menos feliz.
Iniciamos, então, o caminho chamado Ioga, onde somos capazes de agir com liberdade escolhendo focos mais elevados e mais produtivos de consciência. Ter consciência de si permite agir com liberdade, permite evoluir porque vai nos retirando da inconsciência e da ignorância. E, para Sri Aurobindo, a evolução da consciência é o que explica nossa existência aqui.
Embora possamos nos deslocar por diversos níveis de consciência, o ser humano desenvolve agora, coletivamente, o nível mental. Isso significa que temos condições de nos expressar em formas que ainda estão adormecidas no mineral, no vegetal e no animal, porque no mental há a possibilidade da autoconsciência.
Níveis de Consciência
Já vimos que a consciência pode deslocar-se horizontalmente nas dimensões exterior-interior, o que Sri Aurobindo chama de sistema horizontal ou concêntrico de consciência. No deslocamento no sistema vertical os níveis de consciência são observados como degraus.
Como a Mente é nosso denominador comum, podemos observar nesse sistema em degraus que os principais níveis abaixo da mente são: o Vital, o Físico, o Subconsciente, o Inconsciente. Os que estão acima da mente são: Mente Superior, Mente Iluminada, Intuição, Sobremente, Supramente e Sachidananda.
O Sistema Vertical
Sri Aurobindo sobre a estrutura e organização de nosso ser.
A Consciência em nossa vida
Ao longo das próximas postagens iremos apresentando as características de cada um desses níveis de consciência.
É importante conhecer o terreno onde movimentamos a consciência, pois no Ioga afirma-se que onde estiver nossa consciência ali também estará nossa energia. Isto porque a consciência não é apenas compreensão, conhecimento, ela é também uma força, uma ação que permite que as situações de nossa vida se realizem em função de nosso grau de consciência. Por isso a cada deslocamento de nossa consciência, vivenciamos formas diferentes: nosso modo de ser (SAT), nosso poder de compreensão e força (CHIT), e nossa vivência de prazer ou dor (ANANDA).
Será sempre oportuno considerar que existimos pela unidade da consciência, mas esta unidade é móvel e isto nos permite a liberdade de criar a nós mesmo e ao mundo.
Links
Por último, listamos alguns textos sobre Consciência já publicados em nosso blog:
Diferentes formas de consciência
Você também pode se interessar pelo trabalho da Casa Sri Aurobindo.