Este é um blog sobre Filosofia do Ioga Integral. Nele faremos a apresentação de textos e ensinamentos de Sri Aurobindo e A Mãe que tratam dos aspectos essenciais do ser humano e da evolução espiritual da humanidade.
A leitura de Sri Aurobindo une sensibilidade, mente e espírito. Lê-lo é acompanhar a construção de um belo edifício, pois nada é acidental em seu texto. Nele cada palavra, frase ou vírgula se compõem de forma harmoniosa para expressar seu pensamento. Sri Aurobindo recoloca constantemente os pontos essenciais de sua filosofia, e sobre estes pontos vai acrescentando detalhes que nos esclarecem, de forma que sentimos nossa compreensão se ampliar progressivamente. Quando nos entregamos inteiramente a essa leitura, ela nos foca, concentra, acalma e descansa, porque entramos nessa casa pouco conhecida que somos nós mesmos, e ficamos gratos pela oportunidade de interiorização e aconchego que ela nos propicia.
Mira Alfassa, A Mãe, companheira e continuadora da obra de Sri Aurobindo, nos fornece uma valiosa sugestão para lê-lo:
“Recomendo que se leia sempre um pouco por vez, mantendo a atenção tão quieta quanto possível, sem fazer um esforço para compreender, mas mantendo a cabeça tão silenciosa quanto possível, e deixando a força contida naquilo que se lê entrar fundo dentro. Essa força recebida na calma e no silêncio, fará seu trabalho de luz e, se necessário criará as células cerebrais necessárias para a compreensão.”
(A Vida Divina, p.11)
De estilos diferentes, Sri Aurobindo e A Mãe se complementam. A Mãe possui uma forma mais coloquial e direta de apresentar o Ioga Integral. Suas apresentações, que aparentemente são mais simples, escondem uma profundidade e sutileza que só aos poucos descobrimos.
É muito interessante estar em contato com um e com outro, e sentir a energia diferente que o mesmo ensinamento produz a partir de cada um, assim os alternaremos no blog, que terá postagens a cada quinze dias. Recomendamos que os textos sejam lidos duas ou três vezes, se possível com intervalo entre as leituras. Percebemos que cada vez que retomamos um texto de Sri Aurobindo ou da Mãe, ele nos ensina algo que ainda não havíamos notado.
Desejamos a vocês boas-vindas e esperamos que vocês os apreciem.
Autorizado e bem-vindo o compartilhamento destes textos via e-mail, whatsapp e demais redes sociais, para fins de difundir os ensinamentos do Yoga Integral, desde que citando a fonte.