A ação do Ioga em nós (parte I)
A ação do Ioga tem por objetivo nos alavancar para padrões mais altos de consciência e produzir em nós a passagem da Natureza inferior à Natureza superior. Segundo Sri Aurobindo, essa distinção entre Natureza superior e inferior se dá apenas por razões práticas, porque tudo que existe é divino.
Passagem da Natureza inferior à Natureza superior
A Natureza inferior é aquela em que estamos e na qual permaneceremos enquanto não nos transformarmos pelo poder da fé. Ela age por limitação e divisão, ela é ignorância por natureza e a vida do ego é sua culminância. A Natureza superior é aquela pela qual aspiramos, ela age por unificação e superação de limites, ela é da natureza do conhecimento e a vida divina é sua culminância. (Sri Aurobindo. A Síntese dos Iogas. Introdução. A tradução da obra está sendo efetuada para o português. Nos absteremos de colocar as citações entre aspas uma vez que o texto todo ou é cópia integral ou ligeiramente modificada da obra citada.)
A passagem da natureza inferior para a Natureza superior pode efetuar-se pela rejeição do inferior e evasão no superior – esse é o ponto de vista comum – ou pela transformação da natureza inferior e sua elevação à Natureza superior. Este deve ser o objetivo de um Ioga Integral. Tanto em um como em outro caso, é sempre por meio de algum elemento da existência inferior que nos elevamos à existência superior.
Método de ação do Ioga Integral
Sri Aurobindo explica que a atuação normal da Natureza em nós é um movimento integral em que toda a complexidade de nossos elementos é afetada, bem como afeta tudo que nos circunda. Assim, também, o Ioga deve ser uma ação integral da Natureza, capaz de tocar e aperfeiçoar todas as instâncias de nosso ser.
O método que devemos seguir, segundo o autor, consiste em pôr todo nosso ser consciente em relação com o Divino e chamá-lo em nós para que transforme nosso ser inteiro no Seu. Assim, em certo sentido, Deus, a Pessoa real em nós, Mestre do Ioga, utiliza a personalidade inferior como centro de uma transfiguração e instrumento de sua própria perfeição. Aquilo que é divino e conhece tudo, realiza tudo, desce no que é limitado e obscuro, ilumina e energiza progressivamente toda a natureza inferior e substitui por sua própria ação os diferentes modos da luz humana inferior e suas atividades mortais.
O Ioga Integral é uma Psicologia Prática
O Ioga Integral é uma psicologia prática e, em termos psicológicos, seu método se traduz por uma entrega progressiva do ego e de todo seu domínio ao Além-do-ego. Esta não é uma tarefa fácil e necessita de uma fé colossal, coragem absoluta e, acima de tudo, uma paciência a toda prova. Sua tarefa se divide em três etapas e só a última pode ser beatífica ou rápida:
Primeira:
O esforço do ego para entrar em contato com o Divino.
Segunda:
Uma vasta e laboriosa transformação de toda Natureza inferior a fim de receber e tornar-se a Natureza superior.
Terceira:
A transformação.
Nesse processo, a Força Divina, na maioria das vezes, oculta pelo véu, substitui-se às nossas fraquezas e nos sustenta durante nossa falta de fé, coragem e paciência. Ela faz “o cego ver e o aleijado atravessar montanhas.”
Esse caminho é, ao mesmo tempo, o mais difícil que se possa imaginar e, contudo, tendo em vista a magnitude de seu esforço e de seu objetivo, o mais seguro de todos. Nele o intelecto torna-se consciente de uma Lei que se impõe beatificamente e de uma Ajuda que o sustenta; o coração fala de um Mestre de todas as coisas, Amigo do homem, ou de uma Mãe universal que caminham conosco e nos sustentam em nossos tropeços.
(Continua no próximo post sobre Sri Aurobindo.)
Links
Por último, listamos alguns textos relacionados em nosso blog:
Ioga Integral: Indivíduo e Sociedade
Você também pode se interessar pelo trabalho da Casa Sri Aurobindo.