A Ciência do Viver: Conhecer a Si Mesmo e Controlar-se
Uma vida sem objetivo é sempre uma vida sem alegria. A Ciência do Viver consiste em Conhecer a Si Mesmo e Controlar-se. Cada um de vocês deve ter um objetivo. Mas não se esqueça que da qualidade de seu objetivo vai depender a qualidade de sua vida.
Logo, seu objetivo deve ser elevado e vasto, generoso e desinteressado; isto tornará sua vida preciosa para você mesmo e para outros.
No entanto, qualquer que seja seu ideal, ele só poderá ser perfeitamente realizado se você tiver realizado a perfeição em si próprio.
Conhecer a si mesmo e perseverar
A princípio, é preciso aprender a distinguir estas diferentes partes umas das outras, e poder perceber claramente a origem dos movimentos que ocorrem em você, os muitos impulsos, reações e vontades conflitantes que o impelem a agir.
Assim como deve ser um estudo assíduo, que exige muita perseverança e sinceridade. A natureza do homem, especialmente sua natureza mental, tem uma tendência espontânea de dar uma explicação favorável a tudo que você pensa, sente, diz e faz.
Somente observando estes movimentos com muito cuidado, fazendo-os passar diante do tribunal do nosso mais alto ideal, com vontade sincera de nos submetermos a seu julgamento, que podemos esperar formar em nós um discernimento que nunca se engana.
Pois se queremos realmente progredir e adquirir a capacidade de conhecer a verdade de nosso ser, isto é, aquilo para que realmente fomos criados, o que podemos chamar de nossa missão na terra, então precisamos, de uma maneira muito regular e constante, rejeitar de nós ou abolir em nós tudo o que contradiz a verdade de nossa existência, tudo o que a ela se opõe.
Unificação e Ser Psíquico
Sendo assim, pouco a pouco, todas as partes, todos os elementos de nosso ser podem ser organizados num todo homogêneo em torno de nosso ser psíquico. Este trabalho de unificação requer muito tempo para ser levado a algum grau de perfeição. Portanto, para realizá-lo, devemos nos armar de paciência e perseverança, com uma determinação de prolongar nossa vida tanto quanto for necessário para o sucesso de nosso empreendimento.
Enquanto dá prosseguimento a este trabalho de purificação e de unificação, você deve simultaneamente dar muita atenção ao aperfeiçoamento da parte exterior e instrumental de seu ser. Quando a verdade mais alta se manifestar, ela deverá encontrar em você um mental suficientemente flexível e rico capaz de conferir à idéia que quer expressar-se uma forma de pensamento que preserve sua força e clareza. Este pensamento, por sua vez, quando quer revestir-se de palavras, deve encontrar em você um poder de expressão suficiente para que as palavras revelem o pensamento e não o deformem. E a fórmula na qual você incorpora a verdade deve ser manifestada em todos os seus sentimentos, em todos os seus atos de vontade, todas as suas ações e movimentos de seu ser. Finalmente, estes movimentos devem mesmo, por um esforço constante, atingir a mais alta perfeição.
Portanto, o ponto de partida ‘dessa caminhada’ (inclusão das autoras do blog) é o que pode ser chamado de disciplina psíquica. Damos o nome “psíquico” ao centro psicológico de nosso ser, a sede dentro de nós da mais alta verdade de nossa existência, aquilo que pode conhecer esta verdade e colocá-la em movimento. É, portanto, de importância capital nos tornarmos conscientes de sua presença em nós, concentrarmo-nos nesta presença até que ela se torne um fato vivo para nós e possamos nos identificar com ela.
A vontade de descobrir a verdade de nosso ser
Igualmente, em épocas e lugares diferentes muitos métodos têm sido prescritos para atingir esta percepção e finalmente esta identificação. Alguns métodos são psicológicos, alguns religiosos, e alguns até mecânicos. Na realidade, cada um tem de encontrar aquele que melhor lhe convém, e se a aspiração for ardente e tenaz, a vontade persistente e dinâmica, é certeza encontrar, de uma maneira ou de outra – exteriormente através de leitura e estudo, interiormente através de concentração, meditação, revelação e experiência – a ajuda que se precisa para atingir o objetivo.
Em suma, só uma coisa é absolutamente indispensável: a vontade de descobrir e realizar. Esta descoberta e esta realização devem ser a preocupação primordial de nosso ser, a pérola de alto preço que devemos adquirir custe o que custar.
Nesse sentido, seja o que for que façamos, sejam quais forem nossas ocupações e atividades, a vontade de descobrir a verdade de nosso ser e nos unirmos a ela, deve estar sempre viva e presente por trás de tudo que fazemos, tudo o que sentimos, tudo o que pensamos. A Ciência do Viver consiste em Conhecer a Si Mesmo e Controlar-se.
* Este título e texto foram extraídos do Caderno Especial de Ananda: A Mãe: Educação – Um Guia para o Conhecimento e o Desenvolvimento Integral de Nosso Ser. Belo Horizonte: Casa Sri Aurobindo. Recomendamos que os textos do blog sejam lidos duas ou três vezes, se possível com intervalo entre as leituras. Percebemos que cada vez que retomamos um texto de Sri Aurobindo ou da Mãe, ele nos ensina algo que ainda não havíamos notado.
Links
Por último, listamos alguns textos relacionados em nosso blog:
Educação de Si – Educação do Outro
Você também pode se interessar pelo trabalho da Casa Sri Aurobindo.